sexta-feira, 31 de julho de 2009

A busca da santidade


Santidade parece ser uma palavra que se perdeu no vocabulário cristão moderno e raramente é compreendida pelo cristão do século XXI. Porém, as Escrituras afirmam, categoricamente: "Segui a paz com todos, e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor" (Hb. 12:14). É impossível ver Deus sem santidade de vida e de coração. Nós nunca vamos ver e conhecer a vitória que Ele nos dá sem santidade. Nós não vamos conhecer a glória de Deus sem santidade. Se desejamos ver Deus trabalhar nas nossas vidas, então, devemos diligentemente buscar santidade.
O que é santidade e como a obtemos? A santidade bíblica vem de uma palavra grega que significa, basicamente: "uma vida separada para Deus". Uma pessoa não pode ter uma vida e conduta santas enquanto tentar segurar-se em Deus com uma mão e ao mundo com a outra. Uma vida santa é aquela que se rendeu completamente a Deus. Não significa que a pessoa seja perfeita. Simplesmente, significa que ela deu sua vida a Deus e está no processo de ser aperfeiçoado.
A santidade de vida, na verdade, começa com ela nos buscando e continua conosco buscando-a. A santidade é um processo que começa no momento da conversão. Quando o Espírito de Cristo entra em nosso coração, a santidade entra junto, porque Seu Espírito é o Espírito Santo. É nesse momento que o processo começa - a conformidade à imagem de Cristo. É um processo para toda a vida.
É importante entender dois princípios básicos. Primeiro, nós não podemos santificar a nós mesmos. Essa é a obra profunda do Espírito Santo em nossas vidas. Por outro lado, nós devemos buscar a santidade de vida. Devemos buscar a obra do Espírito Santo para nos tornarmos à imagem de Cristo. A palavra grega usada em Hebreus 12:14 que diz que devemos "seguir a paz com todos, e a santificação" é a mesma usada pelo caçador procurando sua presa. Nós, também, somos exortados a buscar a santidade da mesma maneira; ou seja, com diligência.

Nenhum comentário: